quarta-feira, 8 de julho de 2009

Le Petit Prince


O ano era 1990, eu tinha quase 13 anos de idade, mas me considerava mais adolescente do que as outras adolescentes que eu conhecia. E procurava ler mais do que elas, o que na época pareceu um pedantismo intelectualista.
Era uma boa leitora, no ano anterior tinha recebido um prêmio na disciplina de Língua Portuguesa por uma resenha do livro A volta ao mundo em 80 dias, do Júlio Verne. Mas naquela nova série estava preocupada com outros tipos de leitura. Foi quando as colegas de sala invadiram minha casa para falar da novidade: haveria um novo concurso de resenhas, e a professora de Língua Portuguesa havia me escolhido para concorrer em nome da minha turma.
A vaidade era enorme, por dentro me sentia com 10 pernas, mas quando as colegas falaram qual o título do livro, de imediato perdi o interesse.
O título original é Le Petit Prince, do escritor Antoine de Saint-Exupéry. Aquele livro não me parecia um livro adequado para uma adolescente e rejeitei o projeto com todo o drama que acompanha esta idade. Entretanto não havia escolha, a turma necessitava da minha resenha para acumular pontos na gincana escolar; eu tinha que fazê-la.
Comecei lendo de cara amarrada, com jeito de quem fazia algo muito contra a sua vontade, mas foi aí que o encanto da obra fez efeito sobre mim e aos poucos, aquela história tinha me cativado tanto que eu me tornei responsável por divulgá-la na forma de uma resenha literária.
Quase 20 anos depois me matriculo como aluna regular de Língua Francesa e como presente recebo na minha caixa de e-mail Le Petit Prince, na versão francesa. O texto ainda é desconhecido, mas as ilustrações são as mesmas. Vê-las me transportou para um tempo no qual acreditava que não havia espaço no mundo para a pureza e ingenuidade, hoje sinto que o mundo tem necessidade do que é puro e belo e eu me percebo ainda como leitora ávida e aberta para apreender as sempre atuais lições do pequeno príncipe, nem que seja pra acrescentar algo de bom no mundo que é meu.

Nenhum comentário:

Dia de Reis e os sentidos desse evento para nossa história

 Dia de Reis Magos e os sentidos desse evento para nossa história Está escrito no Evangelho de Mateus, 2:1, (...) eis que magos vieram do Or...