quarta-feira, 1 de julho de 2009

América Lat(r)ina

Por meses relutei em escrever sobre a profunda crise do regime democrático na América Lat(r)ina.
As reflexões surgiram um ano atrás quando tive contato com a obra de Anthony Giddens, Mundo em descontrole: o que a globalização está fazendo de nós. Neste livro de leitura breve, Giddens reafirma o poder da democracia e seu caráter revolucionário nas últimas décadas do século XX, mas também aponta o desencanto que as democracias modernas provocam em todas as nações ocidentais.
Basta citar a porção sul do continente americano para ver que maus exemplos não faltam: da Venezuela, passando pela Bolívia e chegando ao Brasil, o que temos presenciado é uma derrocada dos regimes ditos democráticos, que utilizam-se do povo (o mesmo que Rousseau afirmava que dele emanava a soberania) para legitimar práticas de permanência no poder, utilizando-se de instrumentos populares de votação, como o plebiscito, na manipulação das massas e obtenção de resultados.
Eu tenho algumas questões, gostaria de respostas:
O que pensar de um Senado que tem como presidente alguém mergulhado em escândalos de corrupção? O que esperar de uma instituição que é representada por um conselho de etica (e aqui me atrevo a escrever com letra minúscula) que decide pela não cassação de um deputado encastelado? Como acreditar num partido que pede o afastamento do presidente do senado pela manhã, mas depois do chá da tarde muda de ideia?
América Lat(r)ina, realmente a coisa pública por aqui fede, e como o mau cheiro se espalha na fórmula de suas moléculas, os odores já chegaram mais ao centro e infectaram Honduras. E onde vamos parar? Apenas democratizando a democracia estaremos livres da praga da corrupção e do velho, mas sempre atual, voto de cabresto, que são as mazelas que alimentam a podridão de democracias falhas, limitadas e de fantasia, como a nossa.

Nenhum comentário:

Dia de Reis e os sentidos desse evento para nossa história

 Dia de Reis Magos e os sentidos desse evento para nossa história Está escrito no Evangelho de Mateus, 2:1, (...) eis que magos vieram do Or...