domingo, 28 de março de 2010

Em nome do Pai?

Nas últimas semanas, a mídia divulgou escandalosos casos de pedofilia envolvendo membros da igreja católica. Não é a primeira vez que denúncias sobre abusos sexuais são feitas contra sacerdotes católicos.
O último papa, João Paulo II, recebeu diversos relatos e confissões de padres pedófilos, mas a justiça do vaticano é diferente daquela que deve ser aplicada no mundo. Talvez por tratar-se da Cidade de Deus, mas num conceito diferente daquele pensado por Agostinho de Hipona. Será que as leis dos homens não servem para julgar os crimes dos filhos do Pai? Principalmente quando estes crimes são feitos à sombra Dele?
O papa Bento XVI mostrou a mesma indulgência em relação aos sacerdotes pedófilos. A sua omissão enquanto cardeal para averiguar e afastar os pedófilos do sacerdócio, atualmente é vista com bastante crítica por parte da opinião pública em todo o mundo.
Foi o tempo que todo desvio de comportamento era rigorosamente investigado pelo tribunal católico e as penas duras eram aplicadas com o rigor da irracionalidade. Um tempo de indulgências sem fim foi iniciado e "em nome do pai", crianças e adolescentes são violentados fisicamente e psicologicamente dentro das igrejas e suas instituições. Porém isto não é levado em consideração pelo alto clero, afinal os sacerdotes são pastores que precisam abraçar suas ovelhas.
Domingo de Ramos é um rito que inicia uma semana de reflexões para os cristãos de todo o planeta. Mais importante seria se cada membro da igreja voltasse os olhos para o presente e interpretasse com mais respeito à integridade da pessoa humana a passagem do evangelho que diz: Deixai vir a mim as criancinhas.

Nenhum comentário:

Dia de Reis e os sentidos desse evento para nossa história

 Dia de Reis Magos e os sentidos desse evento para nossa história Está escrito no Evangelho de Mateus, 2:1, (...) eis que magos vieram do Or...