terça-feira, 26 de março de 2019

A CONSTRUÇÃO DO SABER HISTÓRICO


Aula apresentada para as turmas da 1ª série do Ensino Médio
Professora Doutora Andreia Mendes
1-    Nossa história: uma leitura do passado.
}  Historiografia até o século XIX: estudo dos fatos e feitos de “pessoas notáveis”.
}  Nova história no século XX: conhecimento dinâmico sobre tudo e todos (as).
}  Busca pelo relativismo: entender o passado a partir dos valores e visões da época.
}  Historiadores (as): apresentam interpretações diferentes dependendo de sua cultura.
2-    Fonte histórica ou documento histórico
}  Conhecimento histórico é construído por meio:
}  Método histórico.
}  Racionalidade.
}  Argumentos baseados em evidência.
}  Evidências reveladas pelas fontes históricas.
}  Fonte histórica ou documento histórico: tudo aquilo que está marcado pela presença humana.

3-    Fontes históricas
}  Documentos escritos.
}  Discursos orais.
}  Objetos cotidianos.
}  Construções e monumentos.
}  Obras de arte.
}  Corpos preservados: múmias.

4-    O trabalho do (a) historiado (a) com as fontes
}  O (a) historiador (a) precisa interrogar o contexto das fontes.
}  Para cada fato, levanta os documentos que quer analisar.
}  Seleciona as fontes de acordo com o interesse.
}  O (a) historiador (a) usa um filtro para o passado.
}  A leitura do passado revela uma interpretação específica.
A Carta de Pero Vaz de Caminha
carta-de-pero-vaz-de-caminha.jpg

5-    Avaliando fontes históricas
}  A) Por qual razão chegou até ali?
}  B) Como foi produzida?
}  C) Por quem foi produzida?
}  D) Por que foi produzida?
}  E) Onde foi produzida?
}  F) De quem é a autoria?
}  G) É autêntica?

6-    A relação entre presente-passado
}  Distinção entre o tempo estudado e o tempo vivido.
}  Evitar o equívoco histórico: anacronismo.
}  Nunca julgar eventos passados com base nos valores e na cultura de nossa época.
}  Aplicar o relativismo antropológico: cada cultura possui a sua própria lógica.

7-    Leituras do tempo
}  História: estudo das ações humanas ao longo do tempo e em determinado espaço geográfico.
}  Maneiras diferentes de  explicar e sentir a passagem do tempo.
}  Tempo físico ou cronológico.
}  Divisões do tempo baseadas nos ciclos da natureza: Terra (dia), Sol (dia), Lua (semana).
}  Civilização Maia: calendário baseado no planeta Vênus.
8-    Periodização
}  Baseada no tempo histórico: períodos da existência humana que ocorrem eventos que fazem parte da estrutura e contextos mais amplos como política e economia.
}  Divisão de acordo com: organização social, relações de trabalho e sistemas de governo.
}  O tempo histórico não é regular, contínuo e linear.

A linha do tempo histórico
linha do tempo 2.jpg
Tempo histórico: longa, média e curta duração
1-histria-cultura-patrimnio-e-tempo-23-638.jpg
1-histria-cultura-patrimnio-e-tempo-24-638.jpg
Comparando Calendários
COMPARANDO-CALENDARIOS.jpg

A contagem dos séculos
Tabela-Séc.-e-Anos.png
9-    Os calendários
}  Existem diferentes tipos de calendários: solares (cristão), lunares (judeu e muçulmano) e lunissolares.
}  Povos antigos acreditavam num tempo circular e cíclico.
}  Persas e hebreus acreditavam num tempo linear, o que influenciou os cristãos:
}  Demarcação do tempo- do nascimento de Cristo ao apocalipse.

O calendário gregoriano (cristão/ocidental)
calendário gregoriano.jpg
Calendário chinês
hc_calendario_chines_img_1-min.png


10- Divisão do tempo e poder
}  Uso político da marcação do tempo:
}  Calendário gregoriano.
}  Calendário da revolução francesa.
}  O calendário é um recurso de controle, por parte dos poderosos.  Le Goff.
}  Calendário ocidental é baseado nos interesses europeus: eurocentrismo.
Calendário da Revolução Francesa
calendário da revolução francesa.jpg

Referência bibliográfica
}  VICENTINO, Cláudio. VICENTINO, Bruno. Olhares da história. Brasil e mundo. São Paulo: Scipione, 2016.





Nenhum comentário:

Dia de Reis e os sentidos desse evento para nossa história

 Dia de Reis Magos e os sentidos desse evento para nossa história Está escrito no Evangelho de Mateus, 2:1, (...) eis que magos vieram do Or...