Aula apresentada para as turmas da 1ª série do Ensino Médio
Professora
Doutora Andreia Mendes
1- Nossa
história: uma leitura do passado.
} Historiografia
até o século XIX: estudo dos fatos e feitos de “pessoas notáveis”.
} Nova
história no século XX: conhecimento dinâmico sobre tudo e todos (as).
} Busca
pelo relativismo: entender o passado a partir dos valores e visões da época.
} Historiadores
(as): apresentam interpretações diferentes dependendo de sua cultura.
2-
Fonte histórica ou documento histórico
} Conhecimento
histórico é construído por meio:
} Método
histórico.
} Racionalidade.
} Argumentos
baseados em evidência.
} Evidências
reveladas pelas fontes históricas.
} Fonte
histórica ou documento histórico: tudo aquilo que está marcado pela presença
humana.
3-
Fontes históricas
} Documentos
escritos.
} Discursos
orais.
} Objetos
cotidianos.
} Construções
e monumentos.
} Obras
de arte.
} Corpos
preservados: múmias.
4-
O trabalho do (a) historiado (a) com as
fontes
} O
(a) historiador (a) precisa interrogar o contexto das fontes.
} Para
cada fato, levanta os documentos que quer analisar.
} Seleciona
as fontes de acordo com o interesse.
} O
(a) historiador (a) usa um filtro para o passado.
} A
leitura do passado revela uma interpretação específica.
A
Carta de Pero Vaz de Caminha
5-
Avaliando fontes históricas
} A)
Por qual razão chegou até ali?
} B)
Como foi produzida?
} C)
Por quem foi produzida?
} D)
Por que foi produzida?
} E)
Onde foi produzida?
} F)
De quem é a autoria?
} G)
É autêntica?
6-
A relação entre presente-passado
} Distinção
entre o tempo estudado e o tempo vivido.
} Evitar
o equívoco histórico: anacronismo.
} Nunca
julgar eventos passados com base nos valores e na cultura de nossa época.
} Aplicar
o relativismo antropológico: cada cultura possui a sua própria lógica.
7-
Leituras do tempo
} História:
estudo das ações humanas ao longo do tempo e em determinado espaço geográfico.
} Maneiras
diferentes de explicar e sentir a
passagem do tempo.
} Tempo
físico ou cronológico.
} Divisões
do tempo baseadas nos ciclos da natureza: Terra (dia), Sol (dia), Lua (semana).
} Civilização
Maia: calendário baseado no planeta Vênus.
8-
Periodização
} Baseada
no tempo histórico: períodos da existência humana que ocorrem eventos que fazem
parte da estrutura e contextos mais amplos como política e economia.
} Divisão
de acordo com: organização social, relações de trabalho e sistemas de governo.
} O
tempo histórico não é regular, contínuo e linear.
A
linha do tempo histórico
Tempo
histórico: longa, média e curta duração
Comparando
Calendários
A
contagem dos séculos
9-
Os calendários
} Existem
diferentes tipos de calendários: solares (cristão), lunares (judeu e muçulmano)
e lunissolares.
} Povos
antigos acreditavam num tempo circular e cíclico.
} Persas
e hebreus acreditavam num tempo linear, o que influenciou os cristãos:
} Demarcação
do tempo- do nascimento de Cristo ao apocalipse.
O
calendário gregoriano (cristão/ocidental)
Calendário
chinês
10- Divisão do tempo e
poder
} Uso
político da marcação do tempo:
} Calendário
gregoriano.
} Calendário
da revolução francesa.
} O
calendário é um recurso de controle, por parte dos poderosos. Le Goff.
} Calendário
ocidental é baseado nos interesses europeus: eurocentrismo.
Calendário da Revolução
Francesa
Referência
bibliográfica
} VICENTINO,
Cláudio. VICENTINO, Bruno. Olhares da história. Brasil e mundo. São
Paulo: Scipione, 2016.
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